A nova pirâmide alimentar, elaborada pelo departamento de nutrição da universidade americana Harvard School of Public Health, pretende, não só elucidar-nos quanto àquilo que devemos comer, como também ao estilo de vida que devemos adoptar. Apresenta-se como um guia simples e de fácil compreensão e assenta os seus princípios no exercício e no controlo do peso, uma vez que estes dois aspectos influenciam bastante a nossa saúde e bem-estar.
quinta-feira, 28 de junho de 2012
sábado, 23 de junho de 2012
Essentials
Realmente, não deixo de fazer publicidade aos produtos da Yves Rocher, mas a verdade é que, desde pequena, e ainda quando a gama dos solares se chamava Cap Soleil, sempre adorei o cheiro deles. Lembro-me de ir à praia com as minhas irmãs, primas e tias, que, por viverem em frança, usavam muito os produtos da Yves Rocher, e de besuntar-me com eles e sempre que penso em praia o cheiro deles vem-me logo à memória. São os meus solares preferidos e mais nenhuma fragância, de qualquer outra marca que tenha experimentado, consegue transportar-me para uma praia paradisíaca assim que abro a embalagem.
Os quatro primeiros produtos são da gama Protectyl Végétal, composta por extratos da planta alfoia de madagáscar que favorece o processo natural de defesa da pele, e os outros dois, da gama Monoi de Tahiti, que é o óleo obtido através da maceração da flor de tiaré em óleo de coco.
Nos primeiros dias de exposição ao sol, uso o primeiro tubo que é um protetor de rosto, que também poderá ser usado em zonas mais sensíveis do corpo, de elevada proteção uma vez que a minha pele do rosto é muito sensível, e o spray corporal com índice 30. Quando já estiver bronzeada passo a usar a loção de bronzeado intensa com índice 6 que dá um tom luminoso à pele e deixa-a extremamente macia. Depois de chegar da praia, no banho, uso o gel da gama Monoi de Tahiti que também actua como champô e tem um cheirinho divinal. Segue-se o leite corporal pós-solar 3 em 1, enriquecido com aloe vera, que acalma e hidrata a pele depois da exposição ao sol e ainda prolonga o efeito do bronzeado. Uma vez por semana, porque é tãaao bom e não quero que acabe nunca, aplico o óleo Monoi de Tahiti. Deixa a pele super hidratada e tem um aroma simplesmente irresistível.
quinta-feira, 21 de junho de 2012
So you think you can lose weight? VI
Toned arms.
Ter assim uns braços atléticos foi sempre o meu maior objectivo em termos físicos, muito mais do que ter um abdómen lisinho ou umas pernas esguias. Usar um top normalíssimo de alças, transformava-se num problemão e a escolha recaía nas suspeitas do costume: as camisolas de manga morcego ou 3/4. Tãaao frustrante! Há já dois meses, que faço, religiosamente todos os dias, uma série de exercícios que trabalham os biceps e os triceps e estou super satisfeita com os resultados. Noto os braços mais firmes e delgados e os exercícios não podiam ser mais simples, aqui bem exemplificados pelo guru do fitness, Bob Harper.
No início, comecei por fazer duas séries de 10 em cada exercício com pesos de 2kg. Agora faço três séries de 20 com pesos de 3kg e com os bons resultados obtidos, o desafio é aumentar as séries e os pesos.
E mal posso esperar para usar os meus tops!
Iconic
É impossível ficar indiferente a esta foto. Adoro o cenário, a pose, os ângulos, o cabelão, a atitude. Anna Mouglalis, fotografada por Dominique Issermann, numa das minhas fotos de moda favoritas.
So you think you can lose weight? V
"It does not matter how slowly you go, so long as you do not stop" Confucius
Corrida para principiantes - Conselhos úteis
Eu sempre detestei correr; ou porque me sentia uma desajeitada, não sabia onde enfiar as mãos, ou porque ficava logo vermelha como um pimento ou então porque, passados os primeiros cinco segundos de corrida, aparecia-me logo aquela sensação irritante na zona do fígado, a chamada dor de burro. Desde há alguns anos que faço caminhadas com frequência, 45 a 60 minutos por dia. Um dia destes, num troço plano do percurso, resolvi experimentar uma corridinha e... ESPETÁCULO! Nada de dores de burro e surpreendentemente sentia-me bem. Tracei uma meta e pensei "Não desistas, é só mais um bocadinho até há próxima curva" e consegui. Isto pode parecer-vos patético mas a sensação de ter alcançado o objectivo a que me propus foi tão boa, tão gratificante, tão encorajadora que mal podia esperar que chegasse o dia seguinte para subir a parada. Isso mesmo, o mesmo ponto de partida mas uma nova meta, uns metros mais adiante. E novo record pessoal batido! Não faço meias-maratonas nem nada que se assemelhe mas cada dia traz-me uma nova vitória, ganho mais uns metros e não podia estar mais orgulhosa. Se isto soar um bocadão ao estilo "Biggest Loser Speeach" não é coincidência, eu vibro mesmo com o percurso dos concorrentes e não houve episódio que eu não visse.
Anyway, isto para dizer-vos que nunca é tarde para se aventurarem nisto das corridas. Mal lhe apanhem o gosto não vão querer outra coisa e isso vai notar-se na vossa auto-estima e forma física.
E como correr não é propriamente uma actividade ligeira e, para tal, será necessário começarem de forma realista, seguem-se os principais conselhos a ter em conta:
- Utilizem calçado adequado para corrida
- Usem vestuário desportivo, adaptado à estação do ano, com o qual se sintam confortáveis
- Evitem as horas de maior calor
- Não se esqueçam de levar água para se manterem hidratadas
- Optem por circuitos de superfície macia, prefiram a terra ao asfalto, assim evitam menos impacto para as articulações
- Prefiram percursos que vos sejam familiares
- Evitem correr sozinhas ao entardecer por zonas sem iluminação
- Certifiquem-se que fazem alongamentos antes e depois de se exercitarem e será recomendável que iniciem o treino com uma caminhada de passo acelarado para um bom aquecimento
- Mantenham um ritmo estável e uma respiração adequada
domingo, 17 de junho de 2012
quinta-feira, 14 de junho de 2012
So you think you can lose weight? IV
Pensa no exercício físico como um tratamento médico. As pesquisas demonstram que o exercício físico diminui o risco de depressão tanto como um antidepressivo. Além disso, previne doenças cardiovasculares, diabetes e cancro; estimula a libertação de substâncias que melhoram o funcionamento do sistema nervoso central, proporcionando-nos uma sensação de bem-estar; estimula a produção de aminoácidos que protegem o sistema imunológico; melhora a capacidade pulmonar; enfim, um sem número de benefícios todos concentrados numa espécie de comprimido mágico.
Quando começamos a fazer exercício e comemos de forma saudável, normalmente, ao início, ficamos frustadas porque o peso não diminui, isto acontece porque o músculo é mais pesado do que a gordura. Portanto, quando ganhamos massa muscular e perdemos gordura, podemos não ver resultados imediatos na balança mas veremos alterações na cintura e na forma do corpo em geral.
Normalmente os profissionais do fitness dividem o exercício físico em duas categorias: o treino cardiovascular (jogging ou natação, etc) e o treino de força (levantamento de pesos) e o ideal e mais recomendado será que combines estes dois tipos de exercício no teu treino.
Facto
Os músculos dão-nos a capacidade metabólica de queimar calorias sempre que nos mexemos, mas a grande vantagem é que se alimentam constantemente de calorias, ou seja, cada quilo de músculo queima entre 40 a 120 calorias por dia só por existir, e faz com que o nosso corpo continue a queimar calorias mesmo depois de um treino, pela energia que gasta na recuperação e relaxamento muscular.
segunda-feira, 11 de junho de 2012
So you think you can lose weight? III
Se queres emagrecer, come!
A pergunta que as pessoas com excesso de peso mais fazem é: "Porque é que não consigo emagrecer?" Somos tentadas a responder: "Porque enfardas cheeseburgers a toda a hora!" Porém, a verdadeira resposta é uma causa biológica: estamos programados para armazenar gordura. Quando os nossos antepassados não conseguiam encontrar comida e passavam por longos períodos sem se alimentarem, os seus corpos funcionavam como uma espécie de reserva, armazenando gordura em antecipação aos inevitáveis períodos de fome. O sistema ainda funciona da mesma maneira. Quando fazemos uma dieta em que passamos muitas horas sem comer ou a cortar calorias em demasia, o nosso cérebro pressente e envia sinais S.O.S ao corpo para que este armazene gordura porque a fome vem a caminho. Por isso é que as pessoas que fazem jejuns extremos e dietas muito pobres em calorias acabam por não perder o peso que esperam pois o corpo vai armazenar a gordura como um mecanismo de proteção natural. Para perder peso temos de impedir que o corpo entre em modo de fome e a única maneira de o fazer é comer muitas vezes, fazendo refeições e lanches saudáveis e frequentes.
Facto
Num estudo efectuado durante o Ramadão, durante o qual os muçulmanos só podem comer depois do pôr-do-sol e por isso consomem todas as calorias durante a noite, os testemunhos dos médicos indicaram que as pessoas que comeram a totalidade das cerca de duas mil calorias diárias numa só refeição ganharam mais peso do que aquelas que dividiram essas calorias por três refeições. Isto porque os que comeram apenas uma vez estavam a trabalhar em modo de fome, fazendo com que o corpo armazenasse gordura em vez de a queimar.
So you think you can lose weight? II
Foca-te na gestão da cintura!
Diversos estudos demonstram que é o perímetro da cintura, e não o peso total, o mais importante indicador relacionado com o excesso de peso. Devido à proximidade com outros orgãos, a gordura da barriga é a gordura mais perigosa que podemos ter. Tudo o que precisas é de uma fita métrica. Mede a circunferência da cintura pelo umbigo e toma nota da medida. Para uma saúde óptima, o tamanho ideal da cintura é de 82 cm para nós, mulheres, e de 89 cm para os homens. Se chegar aos 94 cm no caso das mulheres ou aos 101 cm nos homens os riscos para a saúde aumentam consideravelmente. Apesar dos especialistas apontarem o perímetro da cintura como o factor mas importante na gestão do peso, todas nós sabemos que não vamos conseguir resistir à tentação de subir à balança. Nas questões de peso não se deve pensar num número concreto. Todas nós temos uma faixa de peso ideal que será um parâmetro dentro do qual sabemos que estamos magras e saudáveis reduzindo significativamento o risco de doenças associadas ao excesso de peso.
So you think you can lose weight? I
Todas nós temos as nossas "receitas milagrosas" para perder peso, o que não sabemos é que muitas delas são completamente ineficazes, não nos trazem benefício algum e, quando muito, são-nos prejudiciais à saúde. Ao longo de vários capítulos vou criar um manual de instruções, dicas e estratégias baseado em estudos e pareceres de especialistas das áreas da saúde, da nutrição e do fitness, que nos ajudem a adoptar um estilo de vida saudável e nos proporcione o tão desejado corpo em forma.
Neste primeiro capítulo vou desmistificar o uso de suplementos para perder peso. Emagrecem sim, mas a nossa carteira! A maioria é cara, utiliza substâncias cujos efeitos nem sempre foram comprovados ou que, em elevadas concentrações, podem ser perigosas para a saúde como é o caso dos estimulantes que elevam o ritmo cardíaco.
"Queime gordura e tonifique o corpo comendo o que quiser!". Quem já não foi atraída por propostas sedutoras que apontam diretamente à insegurança de quem se sente acima do peso desejado? O conselho que os especialistas deixam é que desconfies dos produtos ou dietas que prometam uma perda de peso fácil e sem esforço, exibam fórmulas milagrosas ou ingredientes secretos, afirmem ser seguros por conterem substâncias naturais ou que incluam histórias não documentadas de consumidores ou médicos reclamando resultados fantásticos.
Num recente estudo publicado pela revista Teste Saúde da DECO Proteste (Defesa do Consumidor) foram analisados 20 produtos que anunciavam favorecer a perda de peso selecionados em super e hipermercados, parafarmácias e lojas de estética. Em termos gerais concluiu-se que os drenantes ou diuréticos e os laxantes diminuem o peso à custa de perda de água e fezes e não de massa gorda como seria o desejado sendo prejudicial tomar ambos sem prescrição médica. Certos produtos anunciavam substâncias estimulantes presentes por exemplo no café ou no guaraná como queima-gorduras e os estudos mostraram que seria necessária uma grande quantidade destas substâncias para garantir uma subida metabólica que permitisse perder peso e, nesse nível, já teria elevado o ritmo cardíaco de forma perigosa.
A popularidade destes produtos deve-se ao desejo de obter resultados rápidos com pouco esforço e acreditando estar a adoptar rotinas saudáveis damos por nós a comprar produtos que não surtem o efeito anunciado e que, em função das concentrações de certas substâncias, podem implicar riscos à nossa saúde. Em todo o caso, nenhum suplemento substitui uma dieta equilibrada e exercício físico regular. Para emagrecer, a melhor estratégia é adaptar a alimentação, reduzindo o aporte calórico sem comprometer a variedade e o equilibrio aliando a estas medidas a prática de actividade física.
Subscrever:
Mensagens (Atom)